quarta-feira, 17 de junho de 2015

O Jogo da Imitação (The Imitation Game)

É complicado falar desse filme sem compará-lo a Uma mente Brilhante e a Teoria de Tudo. O primeiro por ter premiado a história de John Nash com uma obra tão bem acertada em suas proporções e enfases dramáticas. O segundo por ficar muito a quem da vida e obra de Stephen Hawking.

Cartaz do Filme_O Jogo da Imitação
Cartaz do Filme por adorocinema.com
O Jogo da Imitação parece ser um tanto quanto superior as duas obras que tratam de gênios contemporâneos, por ter, de certa forma respeitado a vida e a importância de Alan Turing para sua época. Interessante também notar
o quão pouco é conhecido o matemático, tido como um dos pais da computação, por suas contribuições. Bem ou mal as pessoas conhecem Hawking por ser o cientista da cadeira de rodas que fala com voz mecânica, muitas vezes o conhecem mais por isso do quê pela sua teoria do Big Bang. John Nash apesar do sucesso do filme estrelado por Russell Crowe  também não é lá alguém muito famoso fora das esferas acadêmicas (e tristemente até dentro dela muitas vezes). Ressalto estes pontos porque no caso de Nash suas contribuições para as Ciências Sociais como a Economia e a Administração foram gigantescas através da construção do  “Equilíbrio de Nash” aplicado junto a Teoria dos Jogos, sistematizada por John von Neumann  e Oskar Morgenstern, também conhecida com Ciência da Estratégia, por ser um modelo aplicado a tomadas de decisões através de pensamentos estratégicos. Assim como por outro lado Stephen ajudou a termos nossa compreensão do universo unindo áreas até então distintas como termodinâmica, teoria quântica, e da relatividade e claro por ser um pensador contemporâneo a dar um passo em direção a popularização da ciência.

E o que seria de nossa evolução tecnologia sem o computador? Escrevo este texto para vocês porque em meados de  1945 Alan Turing corajosamente fundamentou uma teoria que seria o fator principal para as bases do computador moderno. E digo corajosamente, pois naquela época sua ideia de máquina universal nada mais devia ser do que uma imensa e monstruosa calculadora gigante, entretanto teria o potencial de se tornar uma maquina com processamento tão sofisticado que revolucionária a tecnologia até os dias atuais. Mas, hoje sabemos, muito fácil na verdade, que a contribuição para uma máquina tão sofisticada seria a integração de nosso comportamento social a essa evolução tecnologia. Gostaria de poder falar mais já que tem muita coisa para comentar sobre Alan Turing, mas por ora vou me contentar apenas em indicar esse excelente filme para que assistam, O Jogo da Imitação, (excelente filme)


Só para encerrar, é horrível pensar que um gênio como Turing tenha perecido por causa de uma sociedade ignorante, arcaica e rústica, presa em esteriótipos e preconceitos que privaram do mundo uma mente muito além da sua época de certa forma isso é muito revoltante porque é muito fácil agora falar que Alan era um homem além do seu tempo, quando na verdade, Alan foi vitima de uma humanidade vil e hedionda que diz muito sobre nossa natureza humana. Falo isso uma vez que é muito comum ver o preconceito estampado em frases e rostos de nossa tão sublime e falsa modernidade e as vezes não nos damos conta de como isso é perigoso e de como somos injustos. Finalizando com um desabafo porque foi muito triste perceber que um homem que tanto contribuiu para nossa evolução foi privado da sua vida, da sua inteligência, de seu potencial por que a ignorância era mais forte do que a razão e porque não estamos tão distantes disso assim.

Momentos finais do filme olho para a Senhorita Carol e a vejo em lágrimas, difícil não se emocionar com uma história tão tocante, corajosa mais que infelizmente não teve um final merecido que seria o reconhecimento desse grande gênio que foi Alan Turing.

Por Carol: Admito, chorei, que filme triste cara! T.T Mas digo, é "O" filme, não acho que a academia tenha sido justa em dar o Oscar de Melhor Ator para Eddie Redmayne, que interpretou Stephen Hawking em A Teoria de Tudo (nem acho que foi um bom filme #decepcionada), temos em O Jogo da Imitação atuações muito, muito boas, Benedict Cumbertatch foi impressionante como Alan Turing e também estava na disputa pelo Oscar de Melhor Ator, não posso comentar sobre Sniper Americano e Foxcatcher, pois ainda não vi, mas entre Birdman, A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação eu daria o Oscar para Benedict Cumbertach. Recomendo o filme, gostei bastante, ao final fiquei impressionada com tudo, o visual, a entrega do ator, a história como foi contada, realmente muito bom, ao final fiquei com aquela sensação de tristeza/depressão que só quem viu As Aventuras de Pi vai entender! A diferença é que As Aventuras de Pi eu não quero ver de novo (saí arrasada) não estava preparada emocionalmente pra ver aquilo, mas O Jogo da Imitação eu vejo mais uma vez, e se duvidar vou chorar de novo :'(.  

Então é isso pessoal, se gostou da um curtir, compartilha, deixe seu comentário e recomende nosso blog! Valeu e até a próxima.




Texto escrito e revisado por: Leonardo Bastos.
Edição e comentário: Carol Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário