sexta-feira, 15 de maio de 2015

Perfis de Liderança em Vingadores: A Era de Ultron - Que tipo de líder você é?

Em uma situação de conflito você é a solução, o motivo ou o potencializador do problema? Entender qual é o seu papel como integrante pode ser o fator primordial para seu time, equipe ou grupo conseguir alcançar seus objetivos e ter resultados satisfatórios principalmente quando, em determinados momentos as decisões e escolhas caem em suas mãos.

Em Vingadores a Era de Ultron podemos assistir e avaliar tipos interessantes de liderança.
Então só para completar a pergunta que intitula esse post: Qual tipo de líder você? Um Tony Stark onde predomina o egoísmo e egocentrismo. Um Capitão América o líder nato perdido no tempo, espaço e com dificuldades de adaptação e por isso sem autoridade. Um Thor sempre presente mais de alguma forma distante do seu grupo. Um Gavião Arqueiro necessário mas sem finalidade em seu papel. Uma Viúva Negra que pode mas não quer ou não tem vontade de assumir um papel mais importante. Ou um Hulk  conflituoso em si mesmo, reunindo soluções e problemas e uma boa dose de insegurança, pois seu potencial é igualmente destrutivo quanto construtivo.

Antes de começar, vamos pincelar um pouco sobre Vingadores: Um grupo de super-heróis que se reúne para salvar a terra. Se estivéssemos falando de um esporte o time Vingadores seria aquele típico elenco cheio de grandes astros que vence simplesmente por seus talentos mas não necessariamente porque é o melhor time. Outro detalhe é que seus participantes possuem uma singularidade tão grande dentro do grupo que muitas vezes estão gerenciando e coordenando ações  que desenvolvem caminhos essenciais para suas vitórias e/ou derrotas. O lance é que, em si tratando de trabalho de equipe os Vingadores são um desastre, simplesmente porque seus participantes são extremamente individualistas. Sim, todos querem um mesmo objetivo, que é usar seus poderes para o bem, mas cada um ao seu estilo. Até ai tudo bem, o problema é quando você se autointitula integrante de uma equipe mas falha no intuito de ser parte da equipe. Ou que seu time seja mais do que simplesmente um bando de gente que anda para o mesmo lugar. Aqui vamos falar do perfil de cada um porque todos os personagens desenvolvem um perfil de liderança, mas é claro que existem outras coisas a serem observadas em Vingadores. Desconsiderando um pouco o fato de ser um grupo recém formado e abusando descaradamente da relatividade do tempo, vamos fazer alguns comentários sobre os perfis que podemos observar em cada liderança apresentada no filme.

iron-man_by_avender-d4zm1wx
by Avender on DeviantArt
Anthony Stark: nosso querido Homem de Ferro, uma das mentes mais brilhantes do mundo Marvel, erra feio. Tony exemplifica aquele tipo de pessoa que “consegue” trabalhar sozinha dentro de um grupo. Nesse filme temos o homem invencível para lá de surtado com a sombra do buraco de minhoca preenchendo seus traumas. E muito provavelmente seus medos e receios foram os maiores responsáveis por suas mancadas nessa empreitada. Mas inegavelmente é o personagem de maior influência dentro da obra, Bruce Banner que o diga, onde apesar do direito de nascença e militarismo de Steve Rogers, é nas mãos do egocêntrico mais gente boa dos filmes que o grupo dos vingadores gira. E por essa razão é o pior líder do grupo, porque é de fato líder do grupo. Sendo aquele que dita a dinâmica de suas ações e desencadeia o papel de todos os outros. O problema é que Tony dentro de toda a sua auto-idolatria, renega até mesmo sua liderança, tentando transferi-la para o Capitão América, se o homem de ferro se comportasse como alguém que aceita ser liderado e acatasse as escolhas dos outros, tudo bem, teríamos de certa forma um equilíbrio. Mas não, Tony é competente, possui um nível de pensamento estratégico e contingencial excelentes, e uma das características essenciais para um líder, coragem para seguir sua bússola interior. Então no que ele erra? O Homem de Ferro não se atenta para sua responsabilidade para com os outros ou, para ser justo, se atenta para sua responsabilidade de forma deturpada, fazendo escolhas isoladas e tomando decisões por conta própria. Muito provavelmente o medo de ter companheiros mortos e resto do planeta destruído o faz tomar essas atitudes precipitadas. Como líder Tony não escuta os outros e age diversas vezes impulsivamente, como se ele por si só bastasse para salvar o mundo. Quantos no mundo real não fazem isso? passam por cima dos outros, desrespeitando suas capacidades, ignorando suas contribuições ou pior simplesmente fogem da discussão porque sabem que vão ter suas propostas ou ideias rejeitadas e ai em vez de discutir e debater, giram o volante pegando o atalho e rezando para chegar lá. Mesmo que a vitória fosse o resultado final, qual seria o valor dela para o grupo se apenas uma pessoa foi a responsável por sua construção.

Negociar e entender os outros é um ponto fundamental para um líder, e isso não significa se anular em suas convicções, mas dividir a responsabilidade porque, afinal, não se pode fazer tudo sozinho. Portanto Tony deveria parar com o medo do buraco de minhoca e otimizar os recursos incluindo a força e inteligência dos outros participantes do grupo.

Bom galera essa foi a pequena analise de liderança do Homem de Ferro acabou ficando um pouco maior do que o esperado, e por isso vou continuar essas observações em outra postagem.

Então é isso pessoal, se gostou da um curtir, compartilha, deixe seu comentário e recomende nosso blog! Valeu e até a próxima.




Texto escrito e revisado por: Leonardo Bastos.
Edição: Carol Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário