sexta-feira, 29 de maio de 2015

Perfis de Liderança em Vingadores: A Era de Ultron - Que tipo de líder você é? Parte III

Iaí jovens, oh a gente aqui de novo, finalizando a postagem sobre perfis de liderança em Avengers vamos falar sobre Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Hulk.

gavião_arquiro_by_avender-d4zm1wx

Clint Bartoon, o Gavião Arqueiro, olha vejo muita gente reclamando desse personagem e para causar polêmica ou não, eu digo que acho bem melhor esse personagem nos filmes do que nos quadrinhos. Pronto falei.
Bartoon é um indivíduo que em um primeiro momento parece ser apenas um coadjuvante, mas pasmem o Gavião Arqueiro é um dos principais responsáveis por manter aquela equipe unida. Como assim? Simples senhores, eu explico, enquanto a maioria dos integrantes de Vingadores estão muito preocupados com seu próprio ego, cabe ao mais humano e vulnerável do grupo a função de olhar por todos. Apesar de não caber as suas funções o ato de liderar, é, em suas mãos que o grupo encontra segurança para se reorganizar. Diga-se de passagem, em um momento extremo, em que todos os outros heróis pareciam atordoados demais pela derrota moral, psicológica e física sofrida, foi o Gavião Arqueiro que teve a percepção e o senso de liderança para guiar os outros integrantes para um lugar seguro e onde pudessem se recompor. Outro ponto importante para Bartoon foi sua autorreflexão durante o filme sobre seu papel no grupo. Pode ate ser, em termos de importância, que Clint não seja um dos maiores, mas é aquele com maior percepção de finalidade dentro do grupo, demonstra clareza em suas ações e resistência frente as adversidades. Fechando com chave de mestre ao fazer um excelente discurso motivacional para a titubeante Feiticeira Escarlate. Por tudo isso ganha o mérito por segurar a onda quando ninguém mas parecia conseguir, e por entender seu papel dentro do grupo, assim como ser aquele a guiar de certa forma o levante dos vingadores.


viúva_nagra_by_avender-d4zm1wx
Viuvá Negra, a russa ruiva mais sensual dos quadrinhos, no começo das postagens afirmei que a agente Romanoff podia assumir um papel mais importante. Natasha é visivelmente um dos integrantes mais inteligentes do grupo, e por isso é fácil imaginar, que no papel de comandante teríamos um grupos mais eficiente, quando falamos de processos de trabalho em equipe. Entretanto a bela ruiva parece não ter a mínima intenção de ser mais do que uma integrante de apoio. Uma pena porque é um personagem que leva bastante a sério suas missões, deixando até mesmo a percepção de ser fria em relação a outras pessoas quando se trata de priorizar seu lado profissional. A moça empurrou Bruce Barner em um momento pós beijo, simplesmente porque este momento solicitava a presença do incrível Hulk, não é atoa que o gigante verde foge da moça após os acontecimentos (ficou traumatizado rsrsrs). Além de tudo isso, seria legal ver a atuação feminina na frente de comando, Maria Hill é um bom exemplo, pois são personagens inteligentes e bastante profissionais. Só para finalizar Natasha exemplifica um tipo de personagem que não é difícil de encontrar na vida real, a viúva negra é o exemplo de pessoa que é super talentosa e eficaz, mas que de certa forma, se esconde  em seu próprio lugar pre-estabelecido, meio que não buscando ou querendo mais do que já é. É algo interessante para pensar, pois cai em algo um tanto quanto perigoso, o comodismo. As pessoas geralmente são boas em algo e se acomodam nisso não galgando novos horizontes.

bruce_banner_by_avender-d4zm1wx
Bruce Banner, o incrível Hulk, é um personagem em constante conflito consigo mesmo, porque quando perde o controle se torna algo com grande potencial destrutivo, mas em muitos momentos é a força e o poder necessários para salvar uma situação. É importante ter em mente algo: nem sempre o mundo irá girar ao seu favor, na maioria das vezes pode ser contra. E se segurar e tentar contornar os problemas pode simplesmente fazer com que eles aumentem ainda mais, em alguns momentos da vida é importante seguir seus instintos, e enfrentar os problemas de frente, mostrando que você pode ser mais forte que seus desafios, e que pode bater na vida tão forte quanto ela lhe bate. Assim como não se pode sempre agir de modo intempestivo e impulsivo, porque também em alguns momentos tudo que você precisa fazer ficar é calmo, manter o controle e deixar o próprio problema se resolver. Uma explicação fácil e uma resolução difícil, por isso, em muitos momentos seremos o gigante esmeralda, saindo do equilíbrio e quebrando o que estiver ao redor, a questão é se aquele é o momento para fazer isso, porque se não for, estaremos mais ferrados do que nunca. Banner não tem como controlar o monstro que guarda dentro de si, por isso suas condições de existência não o permitiriam liderar um grupo. Já que para liderar os outros é importante que você consiga liderar e controlar a si mesmo. No mundo real o Gigante Esmeralda exemplifica aqueles tipos de pessoas problemáticas para atuar dentro de grupo. Muitas vezes o monstro vai estar associado  ao talento sendo que quase um contraponto do outro. Cabe aos lideres saber lidar com essas pessoas, pois suas habilidades podem ser um grande diferencial para a vitória ou não. O que este personagem pode apresentar para nós é que a instabilidade e a insegurança são aspectos que podem caminhar conosco até mais do que gostaríamos, mais isso não pode ser um impeditivo para agirmos, por que muitas vezes o que precisamos fazer é libertar todo potencial que temos guardado, mesmo que seja seu senso criativo com ideias impossíveis de realizar, atitudes arriscadas de ganhar ou perder, ou acreditar em um projeto que ninguém acredita, as vezes vale a pena agir guiado por seus instintos e acreditar que é disso que o mundo precisa naquele momento.

Se você está chegando por aqui agora, dê uma lida na Parte I e Parte II de posts sobre Perfis de Liderança em Avengers. ;)

Então é isso pessoal, se gostou da um curtir, compartilha, deixe seu comentário e recomende nosso blog! Valeu e até a próxima.




Texto escrito e revisado por: Leonardo Bastos.
Edição: Carol Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário