sexta-feira, 1 de julho de 2016

Game Of Thrones, o primor de uma trilha sonora

A muito tempo queria falar de GOT, mas são  tantos assuntos interessantes para tratar que ficava difícil ter foco em uma coisa, mas esses últimos episódios da sexta temporada apresentaram temas sonoros tão magníficos que finalmente me fizeram levantar a pena, pegar a tinta e escrever neste papiro digital. Que arranjo musical, meus amigos!

O tema sonoro combinando harmonicamente com cada cena, agregando a experiência de acompanhar o desenvolvimento da trama com a música ao fundo emoldurando cada ato. Foram várias cenas que lagrimas muito másculas brotavam de meus olhos, vencidas por atos muito simbólicas banhadas por melodias medievais muito bem encaixadas. O povo do Norte elevando João das Neves a King of North e um tema de vitoria e elevação ao fundo, a coroação da agora rainha Cersei, e o tom dramático e até mitológico que a trilha sobrepôs. Tyrion recebendo da megaphodastica Danearys o titulo de mão da rainha.

A sensação acompanhando esse episódio foi de que a música o tempo todo lembrava que você estava assistindo a algo histórico. Detalhe é que GOT possui em sua temática um tratamento especial em sua trama, nesses aspectos técnicos pelo menos no que diz respeito a figurino e trilha sonora. E o responsável pelo arranjo musical, o alemão Ramin Djawadi, vem realizando um trabalho a altura da obra, diga-se de passagem também participou da trilha sonora de Pacific Rim (que gostamos muito), Iron Man e Batman Begins. Então acaba sendo uma figurinha carimbada nesse meio nerd.

Mais voltando a GOT vou me ater ao último episódio porque foi onde mais percebi o quanto o elemento sonoro é algo integrante de uma produção e não só um elemento acessório e muitas vezes descartável em alguns filmes e series. No último episódio de GOT o elemento musical é tão denso e palpável nas cenas, se comunicando com cada ato do roteiro, que tudo vira uma coisa só. E caramba é de arrepiar. Já tínhamos tido uma amostra da capacidade audiovisual da serie na Batalha dos Bastardos, mas neste último episódio e talvez por ser o encerramento da série, são vários os momentos em que você sente que está diante de algo épico. E é nisso que o fundo musical faz diferença, ele se eleva fechando grandes cenas. As chances disto se tornar piegas e banal são grandes, e é por isso o mérito da série, se, nos efeitos especiais as vezes deixa a desejar, pelo menos na parte sonora o trabalho quase sempre é de qualidade. Considero que Game of Thrones possui uma das aberturas de série mais bonitas e muito por causa do tema medieval na abertura. E essa sexta temporada possuiu vários momentos que esse estilo combinou bem com a trama. Vou salientar a cena de execução do plano da Cersei em que a comunicação é quase que apenas sonora e visual, onde as cenas vão sendo exibidas e a musiquinha ao fundo vai te conduzindo por cada peça, quase sem necessidade de pensar muito, bastando apenas ser conduzido pelo arranjo piano e violino, você prende a respiração, seu corpo e neurônios já sabem o que vai acontecer, e mesmo assim é fantástico.

Então jovens, espero fazer mais postagens sobre Game of Thrones, e para você que ainda não acompanha, fica a dica de assistir uma das melhores histórias medievais já escritas e traduzidas para série. Então é isso. Falouuuuu.


Texto escrito por: Leonardo Bastos.
Edição: Carol Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário