quinta-feira, 14 de abril de 2016

Batman vs Superman

O filme é bom, mais poderia ser melhor.


Antes de começar a falar sobre o filme é preciso entender o cenário em que é lançado Batman vs Superman. Nos últimos anos os fãs de quadrinhos tem sido muito felizes em poder ver os heróis que permearam nossa infância nas telonas do cinema, pelo menos por parte dos fãs da Marvel. Do lado da DC a sede era saciada apenas pelos últimos cavaleiros das trevas (quase todos). Tivemos o filme do homem de aço, mas cheio de buracos no perfil do herói, enfim, a DC estava devendo um bom filme, quando comparado a Marvel, que vinha apresentando vários e vários heróis.



É quase uma questão de honra, para quem não entende e não conhece é importante explicar que a DC Comics é responsável por vários dos heróis antológicos da cultua pop. Até quem não leu os quadrinhos conhece Superman, Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Flash, Ciborgue e vários outros a lista é extensa e cada um desses possui todo um legado nos quadrinhos, ou seja, tem uma bagagem de histórias com qualidade, então, quando foi anunciado que haveria um filme que iniciaria a historia da liga da justiça nos cinemas, imagina o frisson que isso causou, não por menos a expectativa era grande. E produtora e diretor não diminuíam essa expectativa.

E qual era a expectativa? A de que seria o melhor filme de super-heróis de todos os tempos. (que o diga o trailer).


Então jovens quando fui ao cinema esperava sim um filme incrível. Ok, esse era o cenário. Sobre o filme é bom sim, mas fica muito aquém do que prometeu. É claro que é legal ver Superman, Batman e Mulher Maravilha  lado a lado mas só isso não basta.  Agora vamos aos porquês? Porquê o filme vacila. A Construção do perfil dos heróis, os personagens muitas vezes fogem de prerrogativas que tanto os caracterizam nos quadrinhos, e isso é muita sacanagem. É muito difícil reconhecer o Batman torturador, diga-se de passagem nos cinemas nunca vimos o perfil intelectual e investigativo que marcam as historias do morcego de Gotham, mas cara, o Morcegão vive uma batalha a anos para não sucumbir ao “lado negro de Gotham” e porque cargas d`agua mostrá-lo torturando e marcando bandidos, não tem sentido aquilo, “Ah ele tava desequilibrado” mostrasse de outra forma, mas não utilizando traços de crueldade para definir o personagem, sei que a linha é tênue mas temos anos de quadrinhos que conseguiram retratar isso sem recorrer a falhas de carácter. Superman é um dos poucos heróis que possuem o conceito puro de super-heróis, ele não tem necessidade de salvar ou ajudar os outros, mas faz isso porque é o certo a si fazer simples assim. Isso até de certa forma é possível observar no filme, mas não da para engolir ver ele assassinando alguém, isso vai contra o conceito do herói, esse personagem não é um brucutu que resolve tudo na força esse não é o Superman.

Talvez os roteiristas tenham se baseado em outros personagem para criar o perfil dos heróis como por exemplo o Superman ditador do universo paralelo e o Batman vivido pelo pai do Bruce Waine, mas cá entre nós não são os melhores referênciais que temos dos dois. Lex Luthor destoa muito, não dá nem para dizer que a atuação do ator foi boa porque simplesmente aquele não era o Lex Luthor, e também outro personagem que tem motivações nula para o que faz. O que cargas d`agua ele estava tentando fazer. Chamar o Darkside para a terra? A troco de quê? Ele fez um bom plano armando para os dois heróis do filme, mas sem motivo, gratuito. Para quê ele cria o apocalipse? “Para acabar com o Superman!?” Para que ele quer acabar com o Superman? Falta uma trama mais bem amarrada. No filme não existe motivo plausível para a luta dos dois Super-heróis, a razão é raza e infantil, do lado do Batman temos uma rixa que, para alguém que deveria ser um gênio em solucionar coisas, é despropositada. Não passa nem por um momento na cabeça do morcego que o cara de azul tá tentando salvar o planeta (olha o filme do homem de aço deixando sujeira por onde passa). “Ah mas o Superman pode ser uma ameaça!” pode, mas cadê uma investigação antes de tirar conclusões precipitadas, é pedir muito isso? Do lado do Superman é pura e simplesmente motivada por um ciuminho.

Soma ai que, até agora nos entregaram um enredo baseado em maus entendidos, intrigas, instabilidades emocionais (infantis), e mutia testosterona. Por tudo isso você sai do filme com aquela sensação de putz, não era isso! Claro que não temos de novo um Lanterna Verde. Mas falta um certo respeito pelo legado que esses personagens carregam. O que poderia ter sido visto nesse filme... um Batman emocionalmente instável!? Sim, mas por continuar envolvido no ciclo de violência que o cerca e lutando contra um lado seu que deseja essa violência. Do lado do Superman um herói incompreendido que tenta se ajustar a sociedade ao mesmo tempo que luta por manter seus princípios.

Diante disso (to seguindo o enredo tá) coloca-se o embate baseado em um Batman incontrolável pelas autoridades e um Superman que luta por manter as pessoas seguras. Ordem versus Anarquia. Bondade contra Dureza. A anarquia de um vigilante que só conhece o lado ruim do mundo e a busca de redenção de um herói que não pediu para ser o que é.


Então é isso pessoal, se gostou da um curtir, compartilha, deixe seu comentário e recomende nosso blog! Valeu e até a próxima.


Texto escrito por: Leonardo Bastos.
Edição: Carol Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário